MARCAR CONSULTA







NOVIDADES

BLOG

O câncer de mama, sua prevenção, tratamento e a reconstrução da mama.

O câncer de mama, sua prevenção, tratamento e a reconstrução da mama.

O câncer de mama é o tumor mais comum entre as mulheres, no mundo e no Brasil (depois do câncer de pele não melanoma), e corresponde a 28% dos casos novos de câncer no Brasil a cada ano.

Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Ele não tem somente uma causa. A idade é um dos fatores de risco mais significativo para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos).

Cerca de 95% dos cânceres de mama, quando diagnosticados precocemente, têm tratamento e evoluem para a cura. Por isso a prevenção é tão importante. Os sinais e sintomas podem ser detectados através do auto exame e devem ser levados em consideração qualquer dos sinais abaixo:

  • nódulos palpáveis na mama,
  • pele da mama avermelhada, retraída ou como casca de laranja
  • alterações do mamilo com saída espontânea de líquido
  • nódulos palpáveis nas axilas e pescoço.

Além do auto exame, a mamografia feita de rotina é o melhor exame para diagnosticar um tumor ainda em fase inicial.

O tratamento do câncer de mama é sempre cirúrgico. A extensão da cirurgia é definida pelo estadiamento e pelo tipo do tumor. Pode variar de uma quadrantectomia (retirada do quadrante da mama onde o tumor se encontra) até uma mastectomia radical (retirada de toda a mama). Muitas vezes são necessários tratamentos adjuvantes como quimioterapia e/ou radioterapia. O papel da Cirurgia Plástica nesta doença é fundamental. É através da reconstrução da mama que a paciente resgata sua auto estima e supera esta etapa difícil que a doença impõe.

A reconstrução da mama é conseguida através de várias técnicas de cirurgia plástica. Ela pode acontecer concomitantemente à mastectomia, ou em outro tempo cirúrgico. Isso vai depender do grau de estadiamento do câncer, das condições físicas da paciente, da indicação médica e da vontade da paciente. Existem várias técnicas para reconstruir a mama e só um cirurgião plástico é capaz de definir a melhor abordagem para cada caso. Pode- se usar técnicas com retalhos locais, à distância e ainda com a utilização de próteses de silicone.

Então minhas queridas, fica a dica deste outubro rosa. Não negligenciem nunca seus exames de rotina e lembrem-se de fazer o auto exame pelo menos uma por mês! Um grande beijo e até a próxima!

Cíntia Mundin
Cirurgiã Plástica
Membro titular da Sociedade
Brasileira de Cirurgia plástica
CRM-MG: 31.220
Todos os direitos reservados a Dra. Cintia Mundin. Desenvolvido por Agência Salt.