MARCAR CONSULTA







CONTORNO CORPORAL

HIDROLIPO / LIPO LIGHT

HIDROLIPO / LIPO LIGHT
DESCRIÇÃO
DÚVIDAS FREQUENTES

Nos últimos anos, criou-se uma nomenclatura para a lipoaspiração: a chamada “hidrolipo” ou “lipo light”. Alguns fatos devem ser esclarecidos a respeito da nova nomenclatura: alguns profissionais médicos, geralmente que não têm formação em cirurgia plástica, criaram esse termo a fim de confundir os pacientes, que por desinformação, julgam que o procedimento ,”hidrolipo” ou “lipo light”, seja mais ameno e tenha menos riscos do que uma lipoaspiração convencional.

O que esses profissionais deixam a entender sobre hidrolipo ou “lipo light”, é que se trata de um procedimento menor, que “lipa” em etapas as áreas necessárias. Segundo eles, por se tratar de um “procedimento menor”, pode ser realizado em ambiente de consultório, dispensando toda a assepsia e segurança de um bloco cirúrgico.

Na chamada “hidrolipo” ou “lipo light”, para garantir a analgesia do paciente, são infiltradas grandes quantidades de anestésico local, o que aumenta muito o risco da cirurgia, pois um anestésico infiltrado em uma quantidade superior à recomendada pode causar danos terríveis à saúde do paciente, inclusive com risco aumentado de choque e morte.
A manipulação de cânulas (mesmo que de menor calibre) para lipoaspirar alguma área, se realizada por algum profissional que não tenha sido devidamente treinado para fazê-lo, apresenta riscos enormes para a saúde do paciente, além de poder proporcionar resultados inestéticos.

A realização de um procedimento em ambiente que não seja adequado, que não possua a assepsia de um bloco cirúrgico, aumenta muito o risco de infecção. A ausência de um médico anestesista e de uma monitorização adequada a um paciente que está sendo submetido a um procedimento cirúrgico, contribui para uma chance maior da ocorrência de intercorrências, muitas das vezes irreversíveis se não atendidas em tempo hábil.

1- Qual a diferença de “hidrolipo” e lipoaspiração convencional?

A chamada “hidrolipo” nada mais é do que uma lipoaspiração convencional, porém ela é feita em etapas, utiliza anestésicos locais em altas doses, não é feita em ambiente de bloco cirúrgico e nem com monitorização de um médico anestesista.
A lipoaspiração convencional é feita em uma única etapa, utiliza anestesia peridural na maioria das vezes e é sempre realizada em ambiente de bloco cirúrgico sob monitorização de um anestesista.

2- A “hidrolipo” é um procedimento menor?

Nem sempre. O que define o tamanho da cirurgia é o tamanho e o volume da área que necessita ser lipoaspirada. No caso da chamada hidrolipo, se a área for grande ela será feita em várias etapas.

3- A “hidrolipo” tem menos riscos?

Não, ao contrário, tem muito mais riscos de imperfeições, de infecção e de choque anestésico. Isto sem falar dos riscos existentes a todos os procedimentos cirúrgicos.

4- Na “hidrolipo” terei alta no mesmo dia, e na lipoaspiração convencional?

Isto vai depender da quantidade de gordura aspirada, no caso de pequena quantidade, pode-se ter alta no mesmo dia. No caso de volumes maiores, pode-se necessitar internação de 12 a 24 horas.

5- No caso de pequena quantidade de gordura a ser lipoaspirada, posso fazer com anestesia local, e sem a presença de um médico anestesista?

Se a área a ser lipoaspirada for pequena, a critério da equipe cirúrgico-anestésica, a anestesia pode ser local com sedação, mas sempre sob monitorização do médico anestesista.

6- Em relação ao custo da cirurgia, a “hidrolipo” é mais barata?

Nem sempre. É importante pesquisar os preços junto aos médicos da sua confiança e que estejam devidamente capacitados para realizar o procedimento.

7- Quais médicos devo procurar para obter o melhor tratamento?

Certamente um cirurgião plástico. Ele é o médico especializado nesse tipo de procedimento. Para formar-se cirurgião plástico, o médico, depois de sua graduação em medicina, presta residência de 2 anos em cirurgia geral e depois mais 3 anos em cirurgia plástica. Para ter certeza da formação do seu médico, consulte junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica se ele é membro associado.

Todos os direitos reservados a Dra. Cintia Mundin. Desenvolvido por Agência Salt.