MARCAR CONSULTA







CIRURGIAS DA FACE

CIRURGIA DE PAPADA

CIRURGIA DE PAPADA
DESCRIÇÃO
DÚVIDAS FREQUENTES

A região do pescoço influi muito na aparência jovial da face. O contorno da face bem definido confere à mesma um aspecto mais jovem, bonito e harmonioso. A “papada” é um problema comum tanto em homens quanto em mulheres e o pescoço é um dos primeiros a apresentar os sinais da idade. Além desse fator, existem pessoas que, por herança genética, têm maior predisposição para o acúmulo de gordura nessa região, formando o chamado “queixo duplo”.

– LIPOASPIRAÇÃO DE PAPADA: é indicada no caso em que o paciente apresente acúmulo de gordura no pescoço (queixo duplo, ou papada) e possua uma pele com boa elasticidade.

– LIFTING CERVICAL: é indicada no caso de pacientes que além da gordura também apresentem a pele flácida e/ou afastamento dos músculos do pescoço (presença de bandas platismais). A cirurgia restaura a suspensão do músculo platisma (músculo do pescoço) e traciona a pele para cima. É feita uma incisão da parte superior da orelha até o couro cabeludo, tracionando-se a pele do pescoço e retirando-se o excesso. O resultado torna o pescoço mais liso e devolve o contorno mandibular, eliminando o aspecto flácido resultante do excesso de pele. Se houver também acúmulo de gordura, é feita simultaneamente uma lipoaspiração. As cicatrizes não ficam aparentes e a recuperação cirúrgica é rápida.

As cirurgias de pescoço e eliminação da papada podem ser realizadas de forma isolada ou associada a outros procedimentos faciais. Isso depende da avaliação da cirurgiã plástica. Pode ser necessário realizar o lifting facial total (face e pescoço), pois muitas vezes, o paciente que apresenta um pescoço flácido também apresenta um rosto flácido. Sendo assim a indicação de cirurgia em um só segmento da face pode comprometer o resultado.

1- Qual é o momento ideal para realizar a cirurgia plástica de pescoço?

Preconiza-se que o momento ideal seja após a idade de 25 anos, ou quando o contorno da mandíbula passar a incomodar o paciente.

2- Quais os resultados possíveis com uma cirurgia plástica de pescoço?

Com a lipoaspiração retira-se o indesejado excesso de gordura do pescoço, sendo assim possível remodelar o formato e contorno do rosto, rejuvenescendo-o. É importante lembrar que o procedimento não deixa cicatrizes aparentes. Elas são praticamente imperceptíveis. Deve-se ressaltar que a lipoaspiração pode não apresentar resultados definitivos, especialmente se o paciente ganhar peso após a cirurgia. Com relação ao lifting é possível retirar o excesso de pele e flacidez, rejuvenescendo o rosto e propiciando o retorno do contorno facial. As cicatrizes são pequenas e se localizam na região posterior da orelha. Também deve-se ressaltar que os resultados não são definitivos, durando, em média, de sete a dez anos.

3- O pós-operatório é doloroso?

Não. Pode haver um pequeno desconforto, bem controlado com medicação via oral.

4- A cirurgia requer internação?

Considerando-se a lipoaspiração não há necessidade de internação. Com relação ao lifting o tempo de internação é de meio a um dia.

5- Quais os riscos, tipo de anestesia e tempo de cirurgia?

Riscos cirúrgicos: os riscos são inerentes a qualquer intervenção cirúrgica sem apresentar nada diferente em relação a outros procedimentos de cirurgia plástica estética.
Anestesia: o lifting de pescoço e a lipoaspiração de papada podem ser realizados com anestesia local associada à sedação ou anestesia geral, dependendo da preferência da cirurgiã e do anestesista.
Tempo de Cirurgia: a lipoaspiração dura em torno de 30 a 60 minutos, enquanto o lifting, 2 horas. Caso sejam realizados os dois procedimentos de forma simultânea, o tempo cirúrgico será de duas a 3 horas aproximadamente.

6- Como é o pós-operatório da cirurgia plástica de pescoço?

No que diz respeito à lipoaspiração o paciente fica com um curativo na região que sofreu a aspiração durante um período de um a 2 dias e usa uma cinta específica para essa região durante a noite. Logo após, é indicada drenagem linfática para reduzir o edema do local. Já, com relação ao lifting cervical o paciente usa um curativo e drenos por 12 horas. Depois o curativo é retirado. Se houver lipoaspiração conjunta, pode ser necessário o uso de uma cinta local. As drenagens linfáticas são indicadas para apressarem a absorção do edema (inchaço).

7- Quais são as orientações pós-operatório da cirurgia plástica de pescoço?

Na evolução pós-operatória é necessário seguir algumas orientações para que os resultados ocorram conforme o esperado. São elas:
- Manter repouso relativo evitando movimentar-se de forma excessiva nos 8 primeiros dias.
- Permanecer com a cabeceira elevada com dois travesseiros grandes e não deitar de lado.
- Os exercícios físicos moderados podem ser iniciados após 30 dias.
- Após a retirada dos pontos, massagear as cicatrizes com o creme receitado pela médica (no caso do lifting cervical).

8- Quando verei os resultados?

Em qualquer uma das técnicas, o local fica edemaciado e pode apresentar equimoses ( manchas roxas na pele). Após 15 dias, a região se encontra praticamente recuperada. Porém, como em qualquer cirurgia, o aspecto é definitivo após 6 meses a 1 ano.

Todos os direitos reservados a Dra. Cintia Mundin. Desenvolvido por Agência Salt.