MARCAR CONSULTA |
Uma das técnicas cirúrgicas que apresenta resultados surpreendentes no quesito rejuvenescimento facial, é o enxerto de gordura autóloga (do próprio paciente).
O enxerto de gordura é um potente agente de rejuvenescimento cutâneo, pois as células gordurosas enxertadas carreiam uma enorme quantidade de células tronco.
As células tronco são células indiferenciadas que vão se diferenciar de acordo com a região onde são enxertadas. Elas têm uma capacidade de auto diferenciação e auto renovação. Ou seja, transformam-se em células iguais às células do local aonde foram enxertadas, porém mais jovens. Por isso mesmo, elas também possuem um efeito trófico (trófico significa nutrição), pois passam a ter capacidade de produzir nutrientes específicos da região onde foram enxertadas.
Trabalhos científicos recentes comprovam a presença de muitas células tronco no tecido adiposo. Sendo assim, os enxertos de gordura autóloga (ou seja, do próprio paciente) que antes eram usados apenas com o propósito de preencher e dar volume, hoje em dia são usados também como carreadores de células tronco, que são uma fonte inesgotável de regeneração tecidual. O resultado do enxerto é fantástico, pois as células-tronco são células indiferenciadas que vão se diferenciar de acordo com a região onde são enxertadas e se transformarão em células locais JOVENS, que atuarão com mais eficiência na produção do colágeno.
Atualmente, as técnicas de coleta da gordura estão mais modernas: usa-se instrumentais mais delicados e técnicas de tratamento da gordura mais apuradas para preservar o máximo de células-tronco da célula adiposa.
De acordo com a quantidade enxertada, os enxertos de gordura são classificados em macro enxertos, micro enxertos e nano enxertos.
– MACROENXERTOS: são usadas grandes quantidades de gordura afim de preencher depressões CORPORAIS ou aumentar os glúteos.
– MICROENXERTOS: são usadas menores quantidades de gordura, previamente tratada para se isolar ao máximo células gordurosas íntegras e puras, que são potentes carreadoras de células tronco: são usados principalmente na face, região genital, e dorso das mãos.
– NANOENXERTOS: usada mínima quantidade de gordura, tratada de tal maneira que carreia o máximo de células tronco em um mínimo de células gordurosas. Não dá volume, nem preenche. Usados em regiões faciais que não precisam de volume como testa e pescoço.
O que diferencia um enxerto do outro, além da quantidade de gordura transferida, é a técnica de preparação da gordura para cada fim, além do instrumental específico para o enxerto proposto. As cânulas usadas para enxertar, possuem calibres e orifícios específicos para cada tipo de enxerto citado.
Na face, o enxerto permite preencher sulcos pré existentes, além de poder ser feito em todas as dimensões da face, como maçãs do rosto, bochechas, lábios, lóbulos da orelha etc. Ele restaura o volume perdido e rejuvenesce a pele. Misturando as técnicas de MICRO e NANO enxerto, pode-se preencher sulcos pré existentes, remodelar o malar, as bochechas, os lábios e os lóbulos das orelhas. Pode-se também tratar regiões que não precisam de volumes ou remodelação, como testa e pescoço.
O resultado é um rosto rejuvenescido por completo, pelo efeito preenchedor e principalmente pelo efeito renovador proporcionado pelas células jovens. Os resultados de preenchimento e remodelação duram uma média de 2 anos. Mas é importante ressaltar que as células tronco que se diferenciam em células locais, ficam para sempre e portanto são uma fonte inesgotável de rejuvenescimento.
1- Quanto da gordura enxertada ficará no meu rosto?
Em média 50% do volume ficará.
2- O pós operatório é dolorido?
Não.
3- Quais os maiores benefícios em relação aos preenchedores de Ácido Hialurônico?
A gordura faz um preenchimento eficaz nos sulcos. Mas a maior vantagem é carrear células tronco para a face, tratando assim os sulcos e revitalizando a pele.
4- Existe rejeição à gordura enxertada?
Não. Por se tratar de um enxerto autólogo (do próprio paciente) não existe risco de rejeição.
5- Em quanto tempo verei os resultados?
O resultado final é em torno de 3 meses. Mas após uma semana do procedimento, já vemos uma melhora importante na qualidade de pele.
6- Este procedimento pode ser feito isoladamente?
Para fornecer a gordura, precisamos realizar uma lipoaspiração. Esta cirurgia pode ser feita isoladamente, ou associada à qualquer outra cirurgia da cirurgia plástica.