MARCAR CONSULTA |
Aproximadamente 50% dos homens e 20% das mulheres no Brasil apresentam algum tipo de perda de cabelos, que varia desde um afinamento dos fios até uma calvície bem acentuada. O transplante capilar (cirurgia da calvície) visa a restauração das áreas calvas com a introdução de fios de cabelo do próprio paciente.
O que define a quantidade de fios transplantados é a qualidade da área doadora (região de onde serão retirados os fios). A área doadora, geralmente é na região occipital (região posterior da cabeça, logo acima da nuca). Após a avaliação da densidade dos fios dessa área, fazemos um planejamento cirúrgico.
A cirurgia é realizada sob anestesia local com sedação leve, durando em média 5 horas. São transplantados de 3 mil a 4 mil fios de cabelo. O paciente dorme durante o ato operatório e ao seu término, pode ir para casa sem necessidade de internação hospitalar. Diferentemente de tratamentos à base de medicamentos, o transplante de cabelo é um procedimento duradouro que não tem contraindicações.
1- O transplante capilar deixa cicatrizes?
Sim. Uma cicatriz linear (em forma de uma linha) na área doadora. Que fica bem escondida no couro cabeludo.
2- Poderei escolher as áreas onde colocar os fios de cabelo?
Sim. Essa cirurgia visa a tratar as áreas calvas existentes que incomodem o paciente.
3- O resultado definitivo em relação à densidade é imediato?
Não. Apesar da aparência melhorada logo após a cirurgia, o cabelo transplantado sofre inicialmente um processo de queda, até que o folículo recém introduzido produza um novo cabelo que crescerá naturalmente. O período de queda geralmente dura até o 3º mês da cirurgia, quando volta a crescer e o resultado definitivo começa então a aparecer. O resultado definitivo só acontece após 9 a 12 meses, quando o cabelo cresce e começa a aparecer.
4- Como ficará minha cabeça após a cirurgia?
Nas áreas transplantadas, além da vermelhidão, haverá a formação de pequenas crostas (casquinhas). Haverá também edema (inchaço) em toda a região operada, bem como na testa, ao redor dos olhos e na face, que aumenta até o 3º dia e depois começa a regredir. Eventualmente poderão aparecer equimoses (manchas roxas) nessas áreas. A persistência ou não do edema transitório por um período mais longo que o normal não interfere no resultado.
5- Quando poderei retomar minhas atividades?
Pode voltar às atividades habituais após 2 a 5 dias. Exceto exercícios físicos.
6- Sofro de queda de cabelo. A cirurgia de calvície resolve o problema?
Os cabelos transplantados, por serem de áreas que não são sensíveis aos hormônios que causam a queda do cabelo, não sofrerão queda e crescerão normalmente. Porém os cabelos originais da área continuam sensíveis aos hormônios e, portanto, propensos à queda. Existem tratamentos clínicos que podem retardar e até paralisar essa queda. Converse com sua cirurgiã a respeito das possibilidades para o seu caso.
7- Por quanto tempo persiste o resultado obtido?
O resultado do transplante capilar é duradouro. Como já foi dito, os fios transplantados são resistentes aos hormônios da queda, porém os demais fios não o são, e podem continuar caindo ao longo dos anos. Nesses casos, podem ser necessárias outras etapas no tratamento cirúrgico da calvície.
8- O transplante capilar é um procedimento livre de complicações?
O transplante capilar é frequentemente um procedimento seguro que raramente determina alguma complicação séria. Entretanto, sendo um procedimento cirúrgico e por envolver a cicatrização, ocasionalmente poderão ocorrer intercorrências na evolução. Qualquer complicação pós-operatória será prontamente resolvida pelo sua cirurgiã.
9- Qual o tipo de anestesia que se utiliza na cirurgia?
Anestesia local com sedação.
10- Quanto tempo demora o ato cirúrgico?
Aproximadamente 5 a 6 horas. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois essa permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Sua médica poderá informar-lhe melhor quanto ao tempo total.
11- Qual o tempo de internação?
Varia de acordo com o tipo de anestesia utilizada e com a recuperação do paciente. Geralmente de 4 a 6 horas de internação, sempre visando seu maior conforto e segurança.
12- Ouvi dizer que a cirurgia pode sangrar nos primeiros dias. Isso é verdade?
Existe um pequeno sangramento que é normal nas primeiras 24 horas, formando crostas na área receptora.
13- São utilizados curativos?
Não. Atualmente não se utiliza curativo nas cirurgias de transplante capilar.
14- Há dor no pós-operatório?
Raramente. O transplante capilar apresenta um período pós-operatório bastante confortável. Episódios isolados de dor são tratados com os analgésicos prescritos.
15- Em que posição deverei dormir nos primeiros dias?
Mantenha a cabeça levemente elevada do leito com o uso de travesseiros. A face deverá ficar voltada para cima sempre que possível.
16- Quando poderei tomar sol?
Na presença de equimoses (arroxeados), a exposição solar pode deixar marcas definitivas. Assim, a exposição solar direta só deverá ser experimentada após o 3º mês de pós-operatório. As exposições antes desse período deverão ser apenas momentâneas, somente quando necessárias e com o uso de boné.
17- Ficarei com “cabelo de boneca”?
Não. A técnica utilizada atualmente baseia-se na confecção de microenxertos de unidades foliculares, ou seja, de minúsculas unidades que podem conter de 1 a 4 fios de cabelo.
As unidades foliculares de 1 a 2 fios são utilizadas na “linha de frente” (parte da frente, próxima à testa),e devem seguir o desenho individual da linha pilosa frontal, para conferir mais naturalidade. E as unidades foliculares de 3 e 4 fios são utilizadas nas regiões mais posteriores, para dar mais densidade ao cabelo.
18- Qual a evolução pós-operatória?
Você não deve se esquecer que, até que se atinja o resultado, diversas fases evolutivas são características desse tipo de cirurgia. O edema (inchaço) e a equimose (arroxeado ao redor dos olhos) podem ser comuns a todos pacientes nos primeiros dias. Não se preocupe. Dê tempo ao seu organismo, que se encarregará de dissipar todos esses pequenos transtornos que podem durar até o 15º dia. Lembre-se que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida à sua cirurgiã plástica, que tem plenas condições de sanar suas dúvidas, mantendo sua tranquilidade no pós-operatório. Tenha paciência, pois nenhum resultado de cirurgia deverá ser avaliado antes de 6 meses de pós-operatório.
19- É necessário mais de uma sessão?
Dependendo da extensão das áreas calvas, sessões complementares poderão ser necessárias para a obtenção do melhor resultado.
20- É necessária a complementação da cirurgia com algum tratamento clínico para tratar a calvície?
O cabelo transplantado nunca mais cairá. Porém o cabelo que já se encontrava na região transplantada e em suas proximidades (se estiverem na região acometida pela calvície androgenética) podem cair um dia, pois a calvície androgenética é evolutiva. Nesses casos, pode haver necessidade de novos procedimentos. O tratamento clínico da calvície androgenética pode ser realizado após o transplante de cabelos para retardar sua evolução. As medicações hoje utilizadas são o Minoxidil tópico (para pacientes de ambos os sexos) e a Finasterida via oral (somente para pacientes masculinos), que deverão ser receitadas pela sua médica.
21- É possível realizar Transplante de sobrancelhas?
Sim. A técnica para Reconstrução de sobrancelhas consiste no transplante de raízes individuais do próprio cabelo do paciente à região da face, não deixando cicatrizes visíveis na maioria dos casos. As raízes de cabelo dão origem a fios que crescem naturalmente, devendo ser aparados a intervalos regulares. A cirurgia é indolor, sendo realizada sob anestesia local acompanhada por leve sedação. O paciente tem alta no mesmo dia e pode retornar para sua casa.
22- Para finalizar: o resultado da cirurgia da calvície compensa?
Sim, claro, desde que seja algo que você deseje. O transplante capilar habitualmente proporciona grandes satisfações. Cada caso é analisado individualmente na 1ª consulta onde serão esclarecidas todas as dúvidas e expostas as possibilidades para o seu tratamento.