MARCAR CONSULTA







CONTORNO CORPORAL

ENXERTO CORPORAL DE GORDURA

ENXERTO CORPORAL DE GORDURA
DESCRIÇÃO
DÚVIDAS FREQUENTES

Uma das técnicas cirúrgicas que apresenta resultados surpreendentes no quesito rejuvenescimento e remodelação, é o enxerto de gordura autóloga (do próprio paciente). O enxerto de gordura é um potente agente de rejuvenescimento cutâneo e preenchimento, pois as células gordurosas enxertadas carreiam uma enorme quantidade de células tronco.

As células tronco são células indiferenciadas que vão se diferenciar de acordo com a região onde são enxertadas. Elas têm uma capacidade de auto diferenciação e auto renovação. Ou seja, transformam-se em células iguais às células do local aonde foram enxertadas, porém mais jovens. Por isso mesmo, elas também possuem um efeito trófico (trófico significa nutrição), pois passam a ter capacidade de produzir nutrientes específicos da região onde foram enxertadas, como o colágeno por exemplo.

O enxerto de gordura pode ser feito em qualquer região corporal para aumentar o volume ou corrigir depressões constitucionais ou cicatriciais, deformidades congênitas ou sequelas de doenças. O macro enxerto de gordura, é a transferência de uma grande quantidade de gordura de uma área onde ela estava sobrando para uma área que queremos preencher ou aumentar.

A técnica é muito usada para preencher depressões corporais e aumentar os glúteos.

Além do rejuvenescimento da pele local, ele proporciona uma remodelação do segmento corporal abordado. Os micro enxertos de gordura também podem ser feitos para rejuvenescer a genitália feminina e o dorso das mãos.

No caso da genitália feminina, eles são usados para preencher os grandes lábios, que perdem volume com o passar dos anos, e na parede interna do canal vaginal, para aumentar a elasticidade e o turgor da parede vaginal.

Os resultados do enxerto no dorso das mãos também é excelente. A técnica consiste em:
1- UMA LIPOASPIRAÇÃO PARA COLETA DA GORDURA;
2- NO PREPARO ADEQUADO DA GORDURA;
3- NA REINTRODUÇÃO DELA NAS REGIÕES PREVIAMENTE DEFINIDAS PELO CIRURGIÃO.

A gordura pode ser retirada de qualquer parte do corpo que contenha gordura, mas em geral, a retirada é feita do abdômen ou costas. É utilizada a anestesia peridural com sedação. O procedimento pode ser associado a qualquer outra cirurgia. Mas sempre em ambiente de Bloco Cirúrgico, sob monitorização anestésica. Trata-se de um procedimento seguro, com índice de rejeição nulo, já que a gordura é do próprio paciente.

O enxerto de gordura já é praticado há muitos anos. O que mudou nos últimos tempos, foram as técnicas de coleta da gordura, os instrumentais mais delicados para a coleta e a enxertia e a maneira de tratar a gordura que será enxertada, utilizando-se técnicas de tratamento da gordura mais apuradas para preservar o máximo de células tronco que existem em abundância no tecido gorduroso. O resultado é muito natural surpreendente e muito duradouro. Geralmente um procedimento só já é o suficiente para atingir os resultados almejados. A transferência de gordura pode ser realizada com o mínimo de traumatismo e cicatrizes, concedendo volume estrutural, de aspecto tridimensional, harmônico e natural ao contorno corporal.

1- Quem são os candidatos à cirurgia de lipoenxertia corporal?

Pacientes que possuam depressões corporais ou que desejam aumentar o contorno corporal, como na região dos glúteos por exemplo.

2- Sempre é necessário se submeter à uma lipoaspiração?

Sim. O enxerto é sempre de gordura autóloga, ou seja, do próprio paciente. Para adquirir essa gordura, o paciente deve ser submetido a uma lipoaspiração.

3- Quantos litros de gordura podem ser aspirados?

Pode-se aspirar até, aproximadamente, 5% do peso corporal.

4- Qual volume pode ser enxertado?

Não há regra para isso. Depende da necessidade e do objetivo da enxertia.

5- Qual o tipo de anestesia usada?

Anestesia peridural com sedação.

6- O pós-operatório é muito doloroso?

A lipoaspiração e a lipoenxertia são cirurgias plásticas cujo pós-operatório é mais doloroso. Porém são usados medicamentos via oral para o controle da dor.
A dor melhora muito a partir de 48 horas de pós-operatório.

7- Quanto tempo ficarei internado?

Isto vai depender da quantidade de gordura aspirada, no caso de pequena quantidade, pode-se ter alta no mesmo dia. No caso de volumes maiores, pode-se necessitar internação de 12 a 24 horas.

8- Qual será o período de recuperação?

É variável de pessoa para pessoa, e depende do volume e da área lipoaspirada.
O edema (inchaço) e equimoses (manchas roxas) estarão presentes e começarão a reduzir a partir da 2ª semana, e fazem parte de um quadro normal da cirurgia.
As atividades normais são liberadas dependendo da evolução de cada paciente. Geralmente após 1 semana o paciente está apta a retomar todas suas atividades (exceto exercícios físicos).

9- Quando poderei retomar (ou iniciar) exercícios físicos?

A ginástica está liberada e é incentivada a partir de 1 mês de pós-operatório.

10- Quando verei os resultados?

A partir do pós-operatório imediato já se pode perceber a diferença, apesar do edema (inchaço) que sempre ocorre. A partir de 1 mês os resultados já podem ser vislumbrados, porém o resultado só é visto a partir de 90 dias de pós-operatório.

11- No caso de enxertia de gordura (lipoenxertia), qual a quantidade que fica?

Geralmente 50 a 60% do que foi injetado, é o que realmente permanece.

12- É possível aumentar o bumbum com lipoenxertia?

Sim, mas se a intenção é ganhar muito volume, às vezes é necessário mais de uma enxertia, ou até mesmo avaliar a necessidade de colocar-se uma prótese de glúteos.

13- No caso da lipoenxertia de glúteos, posso assentar e deitar de costas?

Não se deve comprimir o enxerto, sob o risco de ele ser mais reabsorvido do que o normal. Assentar é possível, desde que seja na beirada da cadeira. Dormir apenas de bruços por 30 dias.

14- Posso usar a gordura aspirada também para preencher os sulcos da face e aumentar os lábios?

Sim. A gordura do próprio corpo é uma excelente opção para se preencher sulcos da face e para aumentar os lábios. Visite o item “ENXERTO FACIAL DE GORDURA”, para mais detalhes.

15- Poderei engravidar depois? A cirurgia não ficará prejudicada?

A lipoaspiração e a lipoenxertia não interferem na capacidade da mulher de engravidar e tampouco de evoluir bem na gravidez. Se você voltar ao seu peso anterior e sua pele não apresentar flacidez e estrias decorrentes da gravidez, as formas obtidas podem ser mantidas. Devemos salientar, entretanto, que o corpo da mulher sofre variações da forma com o decorrer do tempo, devido à disposição da gordura nas diversas áreas corporais, principalmente no abdome, quadris e coxas. Assim é que a cada 5 ou 10 anos, a disposição da gordura no corpo muda de pessoa para pessoa. Mesmo assim, aqueles excessos retirados nas áreas devidas sempre lhe proporcionarão uma melhor evolução, mesmo que você venha a ganhar certo peso.

16- É necessário o uso de cinta no pós-operatório?

Sim. É necessário usar cinta compressiva e espuma protetora por 30 dias.

17- É necessário fazer alguma massagem no pós-operatório?

Sim. São recomendadas sessões de drenagem linfática no pós-operatório, nas áreas lipoaspiradas, afim de diminuir o edema (inchaço) e evitar fibroses. Porém as áreas que receberam o enxerto, não devem ser manipuladas.

Todos os direitos reservados a Dra. Cintia Mundin. Desenvolvido por Agência Salt.