MARCAR CONSULTA |
A cirurgia é indicada para homens que desejam ficar com a região do tórax mais protuberante, simulando uma musculatura peitoral desenvolvida. A colocação de próteses deixa os músculos peitorais definidos rapidamente. Essa é a função da prótese para a região do tórax, feita de um material mais compacto, que tem a consistência exata de um músculo trabalhado.
A cirurgia é indicada somente após os 18 anos. A partir dessa idade, a parte hormonal do homem está equilibrada, e as estruturas ósseas, musculares e a pele já estão desenvolvidas.
O corte é feito abaixo da axila (de cinco a seis centímetros) por onde o cirurgião plástico introduz uma prótese de silicone, cujo tamanho varia de acordo com o tamanho do tórax, a altura e a estrutura óssea do paciente. O formato dela não varia, sendo retangular para todos os casos. Ela é colocada abaixo do músculo peitoral. O corte é suturado com pontos absorvíveis.
A anestesia geralmente é peridural alta com sedação. O procedimento dura em média 2 horas, sendo a alta hospitalar no mesmo dia. A cicatriz resultante fica escondida na axila, sob os pelos da região.
O local pode ser lavado como de costume depois de 48 horas. Evite esforços na 1ª semana e levantar os braços acima do ombro por 2 semanas. O paciente precisa usar uma cinta peitoral, uma espécie de camiseta de malha cirúrgica para ajudar no processo de cicatrização, adesão dos tecidos e para diminuir inchaço e sangramento. Evite a exposição solar por 45 dias ou até que as equimoses (roxos) desapareçam. A drenagem linfática pode ser feita depois de 2 semanas de cirurgia, para ajudar na regressão do edema.
O paciente poderá retornar ao trabalho, após 1 semana. Para dirigir, deve-se esperar 10 dias. Atividades físicas leves, como caminhada, estão liberadas depois de 3 semanas e musculação, após 60 dias.
1- Com qual idade posso operar?
A cirurgia é indicada somente após os 18 anos. A partir dessa idade, a parte hormonal do homem está equilibrada, as estruturas osteomusculares e a pele já estão desenvolvidas.
2- O homem já deve ter um porte atlético para fazer a cirurgia de prótese peitoral?
O homem pode ter ou não porte atlético; pois há alguns homens que mesmo com esportes, não desenvolvem bem essa musculatura. O que se vê é o próprio músculo projetado pela prótese e não a prótese em si.
3- É preciso fazer musculação para manter o resultado?
O exercício não interfere, uma vez que a genética do paciente já não lhe permitia maior desenvolvimento desse músculo. O volume da prótese permanece, mas o exercício deve ser estimulado por questões de saúde e lazer.
4- Será que a cirurgia de peitoral masculino vai virar moda, como a de silicone nos seios das mulheres?
O público masculino é mais resistente e conservador, não se deixando influenciar pelos modismos tanto quanto as mulheres. Porém acreditamos que a procura deve tornar-se maior nos próximos anos, devido à maior divulgação do método e melhor informação aos candidatos a esse tipo de cirurgia.
5- Quando a cirurgia de prótese peitoral masculina teve seu início?
O uso de prótese peitoral masculina começou na cirurgia reparadora há alguns anos atrás. Seu objetivo era corrigir deformidades físicas do tórax na região peitoral, decorrentes de doenças congênitas, tais como a Síndrome de Poland (caracterizada pela ausência da mama e músculo peitoral), Síndrome de Marfan (defeitos musculoesqueléticos associados) e outros defeitos físicos como o Pectus Excavatum e Pectus Carinatum (alterações na caixa torácica). Também para casos de perda por tumores ou acidentes naquela região. O uso com fins apenas estéticos, para dar maior volume à região em homens insatisfeitos com o tamanho de seus peitorais é mais recente.
6- Há tamanhos diferentes de prótese para peitoral?
Sim, as próteses são apresentadas com tamanhos diferentes, para adaptarem-se aos diferentes tipos físicos e tamanhos de tórax encontrados nos homens. No Brasil encontra-se nos tamanhos P, M e G com formato retangular, com cobertura lisa ou texturizada. Há vários fabricantes no mercado.
7- Houve um aumento do número dessas cirurgias em homens?
Está ocorrendo um aumento gradativo dessa cirurgia devido à sua procura por homens com idades variando entre 20 e 50 anos. Nos Estados Unidos já é uma cirurgia bastante realizada.
8- Como é feita a colocação de prótese peitoral no homem?
A cirurgia é feita por uma incisão na região da axila, através da qual o cirurgião cria um espaço para inserir a prótese abaixo do músculo peitoral. Desta maneira, a prótese projeta o músculo do paciente para frente, tornando-o mais proeminente e não interfere na sua função.
9- Qual o tipo de anestesia?
A anestesia geralmente é peridural alta com sedação.
10- Quanto tempo dura a cirurgia, e a internação?
O procedimento dura em média 2 horas, podendo ter alta hospitalar no mesmo dia.
11- Quais os riscos dessa cirurgia?
Em todo tipo de cirurgia de qualquer especialidade cirúrgica há riscos gerais que deverão ser evitados com a investigação prévia pelos exames pré-operatórios e por uma cirurgia bem realizada. O deslocamento da prótese pode ocorrer em poucos casos. Sensação de dormência na face interna do braço ocorre em 1% dos casos e é temporária, assim como outras complicações menores.
12- Quais as orientações de pós-operatório na cirurgia de implante de prótese peitoral?
O repouso é relativo. Pode-se tomar banho depois de 24 horas. O paciente deverá dormir de barriga para cima no primeiro mês e usar uma faixa elástica sobre o tórax nesse mesmo período ,uma espécie de camiseta de malha cirúrgica. Deve também evitar dirigir automóvel ou motocicleta. O retorno ao trabalho ou aos estudos pode ser reiniciado a partir da 2ª semana de pós-operatório. Atividades físicas que trabalham a musculatura da região peitoral como a musculação, natação, vôlei e outras devem ser evitados nos primeiros 3 meses de pós-operatório. Evite a exposição solar por 45 dias ou até que as equimoses (roxos) desapareçam. A drenagem linfática pode ser feita após 2 semanas da cirurgia.
13- Quando posso retornar ao trabalho?
Poderá retornar ao trabalho, após 1 semana. Para dirigir, deve-se esperar 10 dias.