MARCAR CONSULTA |
Apesar de estarem no peso adequado, muitas pessoas apresentam o corpo com contornos desproporcionais devido ao depósito de gordura localizada. As áreas corporais pouco respondem à exercícios físicos ou emagrecimento. A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que remodela áreas específicas do corpo, removendo o excesso de gordura localizada, promovendo um contorno proporcional e harmônico à silhueta.
A cirurgia consiste em aspirar o excesso de gordura de uma determinada região do corpo. É indicado para gorduras localizadas e que não saem após tratamento dietético ou ginástica. Com a lipo, podemos modelar áreas do corpo como o abdome, culotes, dorso, quadril, cintura, submento (papada), coxa, entre coxa e braços.
Podemos também aspirar gorduras de algumas áreas e usar a gordura para preenchimento de depressões em outras áreas do corpo (como por exemplo os sulcos ao redor da boca), ou para aumentar o contorno de determinadas áreas corporais (como os glúteos e lábios por exemplo); o procedimento se chama lipoenxertia. A lipoaspiração associada à lipoenxertia é o que chamamos de lipoescultura.
É importante que fique claro que a lipoaspiração não é um tratamento de obesidade, devendo ser encarado como uma cirurgia de remodelação do contorno corporal. As cicatrizes medem em torno de 0,5 a 1 cm e ficarão posicionadas dependendo da área a ser lipoaspirada. As cicatrizes da lipoaspiração passam por toda a evolução normal de uma cicatriz e tendem a se tornar discretas.
A lipoaspiração é feita utilizando-se cânulas de espessuras variáveis conectadas a um aparelho de aspiração a vácuo. Após a infiltração de solução específica, a cânula é introduzida e as áreas previamente demarcadas são lipoaspiradas.
O procedimento é específico da cirurgia plástica, e deve sempre ser feito em ambiente de bloco cirúrgico sob anestesia peridural ou geral, realizada e monitorada por um médico anestesista. No caso de pequena quantidade de gordura a ser lipoaspirada, a anestesia local sob monitorização, pode ser uma opção.
A lipoaspiração pode ser associada a outras cirurgias, dependendo das suas dimensões e da particularidade de cada caso. Isso será esclarecido pelo seu cirurgião, ponderando as expectativas e as possibilidades técnicas.
1- Quem são os candidatos à cirurgia de lipoaspiração?
Pacientes que possuam gorduras localizadas que não respondem à dietas e exercícios físicos, que tenham pele firme e elástica e estão em bom estado de saúde.
2- Quantos litros de gordura podem ser aspirados?
Pode-se aspirar até, aproximadamente, 5% do peso corporal. Não é uma cirurgia para emagrecimento. Contudo, no pós-operatório o resultado se manifestará por meio da diminuição de medidas.
3- Quantos quilos vou emagrecer?
Haverá certamente uma diminuição no seu peso, mas a real diminuição será em suas medidas.
4- Qual o tipo de anestesia usada?
Anestesia peridural com sedação. Se a área a ser lipoaspirada for pequena, a critério da equipe cirúrgico-anestésica, a anestesia pode ser local com sedação sob monitorização do médico anestesista. A anestesia geral pode ser necessária em alguns casos específicos.
5- A lipoaspiração pode corrigir o excesso de gordura na região acima do umbigo (estômago alto)?
Geralmente sim.
6- O pós-operatório é muito doloroso?
A lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas cujo pós-operatório é mais doloroso. Porém são usados medicamentos via oral para o controle da dor.
A dor melhora muito a partir de 48 horas de pós-operatório.
7- Quanto tempo ficarei internada?
Isto vai depender da quantidade de gordura aspirada, no caso de pequena quantidade, pode-se ter alta no mesmo dia. No caso de volumes maiores, pode-se necessitar internação de 12 a 24 horas.
8- Qual será o período de recuperação?
É variável de pessoa para pessoa, e depende do volume e da área lipoaspirada. O edema (inchaço) e equimoses (manchas roxas) estarão presentes e começarão a reduzir a partir da 2ª semana, e fazem parte de um quadro normal nessa cirurgia. As atividades normais são liberadas dependendo da evolução de cada paciente. Geralmente após 1 semana o paciente está apta a retomar todas suas atividades (exceto exercícios físicos).
9- Quando poderei retomar (ou iniciar) exercícios físicos?
A ginástica está liberada e é incentivada a partir de 1 mês de pós-operatório.
10- Quando verei os resultados?
A partir do pós-operatório imediato já se pode perceber alguma diferença, apesar do edema (inchaço) que sempre ocorre. A partir de 1 mês os resultados já podem ser vislumbrados, porém o resultado só é visto a partir de 90 dias de pós-operatório.
11- No caso de enxertia de gordura (lipoenxertia), qual a quantidade que fica?
Geralmente 50 a 60% do que foi injetado, é o que realmente permanece.
12- É possível aumentar o bumbum com lipoescultura?
Sim, mas se a intenção é ganhar muito volume, às vezes é necessário mais de uma enxertia, ou até mesmo avaliar a necessidade de colocar-se uma prótese de glúteos.
13- Posso usar a gordura aspirada também para preencher os sulcos da face e aumentar os lábios?
Sim. A gordura do próprio corpo é uma excelente opção para se preencher sulcos da face e para aumentar os lábios.
Para mais detalhes sobre a técnica, vá ao item “PREENCHIMENTOS”, em “PROCEDIMENTOS”, neste site.
14- Poderei engravidar depois? A cirurgia não ficará prejudicada?
A lipoaspiração não interfere na capacidade da mulher de engravidar e tampouco de evoluir bem na gravidez. Se você voltar ao seu peso anterior e sua pele não apresentar flacidez e estrias decorrentes da gravidez, as formas obtidas podem ser mantidas. Devemos salientar, entretanto, que o corpo da mulher sofre variações da forma com o decorrer do tempo, devido à disposição da gordura nas diversas áreas corporais, principalmente no abdome, quadris e coxas. Assim é que a cada 5 ou 10 anos, a disposição da gordura no corpo muda de pessoa para pessoa. Mesmo assim, aqueles excessos retirados nas áreas devidas sempre lhe proporcionarão uma melhor evolução, mesmo que você venha a ganhar certo peso.
15- É necessário o uso de cinta no pós-operatório?
Sim. É necessário usar cinta compressiva e espuma protetora por 30 dias.
16- É necessário fazer alguma massagem no pós-operatório?
Sim. São recomendadas sessões de drenagem linfática no pós-operatório, a fim de diminuir o edema (inchaço) e evitar fibroses.
17- O que é Lipoaspiração Ultrassônica?
É o procedimento realizado com uma cânula que emite ondas de ultrassom que, em tese, facilitaria a remoção da gordura.
18- O que é Lipoaspiração a Laser?
É um procedimento no qual antes de executar a lipoaspiração propriamente dita, o cirurgião utiliza uma cânula que emite energia (laser) que romperia as membranas que envolvem a gordura facilitando a remoção da mesma.
19- Existe alguma vantagem em realizar a Lipoaspiração Ultrassônica ou a Lipoaspiração a Laser?
Não se comprovou vantagem na aplicação da lipoaspiração com uso de ultrassom e/ou laser sobre o método convencional. Além do mais, há descrito um número de complicações como a ocorrência de queimaduras com o uso desses métodos.
Mais importante que a tecnologia das cânulas de lipoaspiração, é a habilidade e destreza do cirurgião em manejá-las.