MARCAR CONSULTA







MEMBROS

CIRURGIA PLÁSTICA DOS BRAÇOS

CIRURGIA PLÁSTICA DOS BRAÇOS
DESCRIÇÃO
DÚVIDAS FREQUENTES

A cirurgia plástica dos braços engloba o lifting braquial, a braquioplastia e a dermolipectomia braquial. O contorno dos braços, assim como o das pernas, tem sido cada vez mais valorizado, sobretudo em países onde o clima estimula a exposição frequente do corpo. Com o passar dos anos, o envelhecimento natural dos tecidos e as variações de peso, podem produzir depósitos de gordura ou flacidez de pele concentrados nas faces laterais, posterior e interna dos braços.

A pele da face posterior e interna do braço é muito fina, com pouca elasticidade, portanto não contrai o suficiente após o emagrecimento, acarretando o excesso de pele local. Assim, o resultado é um aumento da circunferência do membro com perda da definição muscular, prejudicando o contorno estético.

Nas situações onde a pele é firme, e a queixa é apenas de gordura localizada (“braço grosso”), pode-se realizar a lipoaspiração isoladamente. Nestas situações é imprescindível a boa técnica e o bom senso do cirurgião plástico, pois caso se retire uma quantidade grande de gordura do membro, pode-se causar uma flacidez irreversível, inclusive com sobra de pele, pois, como já foi dito, essa é uma região corporal cuja pele tem pouca elasticidade.

Nos casos onde já existe uma flacidez importante com excesso de pele, está indicada a cirurgia plástica dos braços, também conhecida como Lifting braquial, Dermolipectomia braquial ou Braquioplastia. Essa cirurgia evoluiu bastante nos últimos anos. Atualmente é possível rejuvenescer os braços com excelentes resultados utilizando as várias técnicas disponíveis, oferecendo significativa melhora do contorno com cicatrizes cada vez menores.

1- Qual momento ideal para realizar a cirurgia plástica dos braços?

Não existe uma idade ideal para a realização da cirurgia plástica dos braços ou braquioplastia, mas sim, a oportunidade ideal. Ela é determinada pela presença do defeito a ser corrigido.

2- Quais as técnicas utilizadas na cirurgia plástica dos braços?

Para cada caso, conforme o tipo de alteração presente nos braços, existe uma determinada técnica cirúrgica a ser escolhida. Em pacientes, com aumento da circunferência devido ao acúmulo de gordura e com a pele firme, a lipoaspiração tem oferecido ótimos resultados.
Nos portadores de flacidez e excesso de pele moderado, a utilização da lipoaspiração tenderá a acentuar o problema, pois essa pele possui pouca capacidade de retração. Os melhores resultados, em termos de contorno, podem ser obtidos empregando uma técnica de lifting braquial “reduzido”, que consiste da retirada dos excessos de pele através de uma incisão horizontal localizada ao longo da prega axilar.

Nos portadores de flacidez de pele significativa, a utilização da lipoaspiração tenderá a acentuar ainda mais o problema, pois a pele já não possui capacidade de retração. Esse tipo de alteração pode ocorrer devido às grandes variações ponderais, como em pacientes obesos que perderam muito peso. Os melhores resultados, em termos de contorno, podem ser obtidos empregando o lifting braquial “tradicional”, que consiste da retirada dos excessos de pele através de duas incisões: uma incisão horizontal localizada ao longo da prega axilar, e outra incisão vertical localizada ao longo da face interna do braço.

3- Qual a localização das cicatrizes?

Depende da técnica usada e melhor indicada para seu caso. No caso de lipoaspiração simples, as cicatrizes são mínimas (mais ou menos 0,5 cm), e ficam bem escondidas. O lifting braquial “reduzido” é indicado no caso de retirada de menores quantidades de pele, neste, caso faz-se apenas uma cicatriz horizontal, acompanhando a prega axilar. O lifting braquial “tradicional” é indicado no caso de flacidez e excesso de pele importantes, caso em que são necessárias duas incisões: horizontal, localizada ao longo da prega axilar; e outra incisão vertical, localizada ao longo do sulco do bíceps na face interna dos braços que apresentará maior ou menor extensão, dependendo do volume de pele excedente a ser corrigido.

4- Como fica o aspecto das cicatrizes?

O resultado definitivo da braquioplastia é atingido após 6 meses da cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento das cicatrizes. Deve-se lembrar que as cicatrizes passam por diversas fases, até chegar ao amadurecimento, quando se apresenta mais clara e menos perceptível. São elas:

a- PERÍODO IMEDIATO: compreendido até o 30º dia e apresenta-se com aspecto ótimo e pouco visível. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo.

b- PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 6º mês. Haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança na tonalidade de sua cor, passando de vermelho para o marrom, que vai, aos poucos, clareando. Esse período, o menos favorável da evolução da cicatriz, é o mais preocupante para os pacientes. No entanto, vale lembrar que o período tardio será o responsável por diminuir os vestígios cicatriciais.

c- PERÍODO TARDIO: Vai do 6º ao 24º mês. Nesse período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia do braço deverá ser feita após o período.
Obs.: essa é uma região cuja cicatrização é mais complicada. A ocorrência de cicatrizes alargadas é relativamente comum (principalmente no caso da cicatriz vertical) e decorre do intenso movimento ocasionado pela contração dos músculos durante a execução das tarefas do cotidiano.

5- Qual é o tipo de anestesia?

Geralmente anestesia geral ou Peridural alta com sedação.

6- Qual é o tempo de duração da cirurgia?

O tempo do ato cirúrgico ocorre em uma média de 180 minutos. Caso seja necessário, o período poderá ser prolongado. No entanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico. A permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

7- Preciso ficar internada?

Considerando-se evolução normal o tempo de internação médio é de 12 a 24 horas.

8- Como é o pós-operatório desse tipo de cirurgia?

O paciente deve evitar o excesso de movimentos, principalmente levantar os braços por 30 dias. Quanto menor for a tração sobre a cicatriz, menor será o seu alargamento. Para tal, são feitas algumas recomendações:
* Evitar molhar o curativo durante a primeira fase (2 a 4 dias).
* Não se expor ao sol, por um período mínimo de seis meses.
* Não elevar o braço nem carregar peso por 30 dias, para que não haja tração excessiva na cicatriz localizada na axila.
* Em caso de pacientes obesas, poderá ocorrer, após o oitavo dia, a eliminação de certa quantidade de líquido amarelado por um ou mais pontos de cicatriz. Não há necessidade de se preocupar se isto ocorrer. É a “lipólise”, que não significa complicação.
* A alimentação é normal, salvo em casos especiais.
* Quando houver pontos a serem retirados, ocorrerá de 14 a 21 dias.
* O paciente poderá tomar banho, geralmente, 2 dias após a cirurgia.

9- É necessário o uso de cintas compressoras?

Sim, e são recomendadas sessões de massagem tipo drenagens linfáticas a fim de diminuir o edema (inchaço), comum nesse tipo de procedimento.

Todos os direitos reservados a Dra. Cintia Mundin. Desenvolvido por Agência Salt.