MARCAR CONSULTA







OUTROS

CIRURGIA ÍNTIMA FEMININA (NINFOPLASTIA)

CIRURGIA ÍNTIMA FEMININA (NINFOPLASTIA)
DESCRIÇÃO
DÚVIDAS FREQUENTES

A cirurgia plástica do órgão genital feminino, também chamada de cirurgia da intimidade é uma técnica muito difundida na Europa. No Brasil começou a ganhar notoriedade há pouco tempo, apesar da técnica já ser realizada há aproximadamente 7 anos.

A maioria das mulheres que procuram por esse tipo de operação são adultas, com vida sexual ativa. Seja por motivo estético ou corretivo, os resultados são positivos e ajudam a melhorar a autoestima do paciente, pois alguns distúrbios que interferem na vida sexual feminina são estéticos.

Como é um assunto muito íntimo e poucas vezes discutido, muitas mulheres não sabem que é possível melhorar, amenizar ou até mesmo corrigir totalmente problemas como hipertrofia dos pequenos lábios vaginais, “monte de Vênus” volumoso e tratamento dos grandes lábios.

Os resultados são ótimos e dão à mulher muito mais segurança e qualidade na relação sexual, melhorando as questões estéticas e consequentemente as questões psicológicas. Para muitas pessoas o assunto ainda é tabu, mas com o tempo a plástica da intimidade está conquistando cada vez mais adeptas.

Qualquer mulher com mais de 18 anos pode recorrer à cirurgia íntima, podendo ser indicada antes dependendo da particularidade de cada caso. Depois do procedimento, recomenda-se repouso por 3 dias e relações sexuais são proibidas durante um mês. Fora isso, pode-se retornar às atividades normais, em média, depois de 1 semana.

Essa é uma cirurgia muito gratificante para o paciente e para o cirurgião plástico que a executa. Pois proporciona um resultado rápido, eficiente e definitivo, melhorando muito a qualidade de vida do paciente. A cirurgia plástica oferece técnicas apropriadas para cada problema estético do órgão genital feminino. Essas técnicas podem ser utilizadas associadas ou isoladamente, dependendo da indicação clínica do paciente.

O mais importante é que a mulher se sinta à vontade para conversar com o sua médica e avaliar se ela é ou não uma candidata a esse tipo de operação. Conheça os tipos de correção que a cirurgia plástica da Intimidade permite:

1- PEQUENOS LÁBIOS AUMENTADOS: realiza-se a retirada do excesso de um ou ambos os lados, simetrizando-os e proporcionando um aspecto mais harmônico. A cirurgia é, realizada em ambiente cirúrgico, a anestesia é local com sedação ou peridural e com alta no mesmo dia. É feito uma ressecção dos pequenos lábios para diminuí-los e o excesso de pele é retirado. A sutura é com fio absorvível e cai espontaneamente, não sendo necessário retirar os pontos. Não é necessário curativo, não deixa cicatriz aparente nem provoca perda da sensibilidade local.

2- CORREÇÃO CIRÚRGICA DOS GRANDES LÁBIOS: os grandes lábios podem apresentar-se hipotrofiados (murchos), ou hipertrofiados (cheios). Em ambas as situações existem técnicas corretivas:
* Grandes lábios hipotrofiados (murchos) – esse problema é comum em mulheres idosas e interfere bastante na sua autoestima. A correção é feita enxertando-se gordura da próprio paciente, a qual podemos retirar de várias áreas doadoras como abdome, face interna de joelho, culotes, entre outros; restaurando o volume dos grandes lábios e recuperando a anatomia da região. Não nos parece interessante a injeção de produtos sintéticos de preenchimento em vista da pouca espessura do tecido labial.
* Grandes lábios hipertrofiados (cheios) – pode-se realizar lipoaspiração com cânula fina, a fim de proporcionar uma diminuição na espessura dos grandes lábios.

3- MONTE DE VÊNUS VOLUMOSO: mesmo pessoas magras, apresentam algumas vezes uma elevação exagerada dessa região, tornando-a muito proeminente em relação ao abdome. Algumas mulheres sentem-se constrangidas com esse problema, evitando até ir à praia de biquíni, por exemplo. Nesses casos, a correção é feita com lipoaspiração. A duração desse procedimento é de 1 hora em média. Depois da cirurgia íntima deve-se repousar durante 2 dias. As atividades normais podem ser retomadas após 1 semana. Em 15 dias os exercícios físicos já podem ser reiniciados. A abstinência sexual, neste caso específico, não é necessária.

4- PERDA DE PELOS PUBIANOS: mais comum em mulheres idosas ou após cesariana. É outra correção que pode ser feita com implante de pelos da próprio paciente e/ou correção da cicatriz pré existente, dependendo de cada caso.

5- REPARAÇÃO DA DEFORMIDADE NOS LÁBIOS VAGINAIS PÓS-PARTOS OU POR TRAUMAS: podem ser corrigidos com técnica semelhante a labioplastia.

1- A partir de qual idade posso operar?

Qualquer mulher com mais de 18 anos pode recorrer à cirurgia íntima havendo indicação para a mesma. Em alguns casos específicos a cirurgia pode ser indicada antes.

2- Qual a duração das cirurgias?

Em média cerca de 60 minutos, podendo se prolongar se houver outra cirurgia associada.

3- Como é o pós-operatório?

O pós-operatório não é doloroso, alguns pacientes relatam discreto desconforto no primeiro dia depois da cirurgia, facilmente controlável com medicação analgésica.

4- Como é a recuperação dessas cirurgias?

A recuperação é bastante rápida. É uma região muito vascularizada, que cicatriza muito bem.

5- Tenho que permanecer internada?

Não, após um período de recuperação, a paciente tem alta no mesmo dia.

6- A cirurgia deixa cicatrizes?

Normalmente não se percebem cicatrizes nas áreas operadas.

7- O prazer sexual pode ficar comprometido com a cirurgia?

Não. A cirurgia envolve os grandes lábios, pequenos lábios e monte de Vênus. O clitóris não tem relação com a cirurgia indicada, portanto a sensibilidade e o prazer estarão completamente mantidos.

8- Preciso retirar os pontos?

Não. As suturas são realizadas com fios absorvíveis, isto é, os pontos “caem” sozinhos, não precisam ser retirados pelo cirurgião.

9- Quando posso fazer exercícios físicos e manter relações sexuais?

Os exercícios só poderão ser reiniciados depois de 15 dias e as relações sexuais após um mês.

10- É aconselhável ter todos os filhos antes de me submeter a essa cirurgia?

Não. Você pode realizá-la tranquilamente antes de engravidar, sem comprometimento do resultado após uma ou mais gestações.

Todos os direitos reservados a Dra. Cintia Mundin. Desenvolvido por Agência Salt.