MARCAR CONSULTA







CIRURGIAS DA FACE

CIRURGIA DE QUEIXO (MENTOPLASTIA)

CIRURGIA DE QUEIXO (MENTOPLASTIA)
DESCRIÇÃO
DÚVIDAS FREQUENTES

Mentoplastia é a cirurgia de aumento de queixo com prótese. O queixo constitui um dos principais pontos de referência na aparência estética da face. O queixo ideal deverá observar um posicionamento dentro de certos limites estéticos, fazendo um conjunto harmônico juntamente com outros setores como o nariz, olhos e boca.

As alterações que contribuem de forma negativa para a harmonia facial são relativas ao tamanho do queixo: grande ou pequeno; e à sua posição: mais avançada (queixo para frente) ou mais retraída (queixo para trás) em relação ao seu posicionamento ideal. O mau posicionamento e/ou alteração no seu tamanho contribuem para uma desarmonização estética da face.

Cirurgia com inclusão de prótese de mento: indicada nos casos de queixo com posição retraída (queixo para trás), ou queixo pequeno. Esta é uma cirurgia habitualmente realizada por nós e consiste na inclusão de uma prótese de silicone, ou outro material chamado Porex, dependendo da indicação de cada caso. Não deverão ocorrer grandes alterações fisionômicas. Apenas haverá um melhor equilíbrio da fisionomia com uma importante melhora da simetria facial, mantendo as características individuais.

Nesse tipo de cirurgia haverá uma cicatriz intraoral (dentro da boca), desta maneira ficando totalmente escondida. O cirurgião geralmente modela a peça ou se utiliza de peças pré-moldadas (existem vários modelos e tamanhos). Ficará a critério de cada profissional a indicação do modelo e tamanho da prótese.

Essa cirurgia pode ser associada a qualquer outra no segmento facial, ou corporal. Muitas vezes pode ser necessário associá-la a uma lipoaspiração abaixo do próprio queixo (região submandibular) e ainda a uma eventual correção da papada, para favorecer ainda mais o resultado. A anestesia utilizada geralmente é a local com sedação, podendo ser necessária anestesia geral dependendo da associação com outras cirurgias e da avaliação criteriosa do médico anestesista.

Cirurgia ortognática: cirurgia indicada nos casos de queixo grande e/ou com posição mais avançada (queixo para frente). Consiste na desarticulação da mandíbula com reposicionamento da mesma. Tem suas indicações muito precisas e é realizada por um médico cirurgião plástico especialista em cirurgia craniofacial.

1- A cirurgia é dolorosa?

Geralmente não, pode ocorrer um pequeno desconforto no pós-operatório, facilmente controlado com medicação via oral.

2- Preciso ficar internado?

Não. Geralmente após 4 a 6 horas você já pode ir para casa, a não ser que a sua cirurgia seja associada à outra que requeira uma internação mais prolongada.

3- Existe algum curativo?

O paciente sai da cirurgia com um curativo local que é retirado após 1 semana.

4- Como é o pós-operatório?

O edema (inchaço) pode ser de maior ou menor intensidade, dependendo de cada caso, sendo mais intenso nos 3 primeiros dias após a cirurgia e podendo ser acompanhado de equimoses (manchas roxas na pele).
Recomenda-se dieta líquido-pastosa, sem que haja mastigação intensa. Deverá haver um cuidado especial com a higiene bucal nos primeiros 10 dias. Se a mentoplastia for realizada isoladamente, o paciente não precisará ficar em repouso, evitando apenas exercícios físicos por 1 mês.

5- Quando verei os resultados?

No pós-operatório imediato já se percebe uma diferença significativa. A partir de 15 dias o edema já diminui muito, e o aspecto vai ficando cada dia melhor e mais natural. O resultado, como em todos os procedimentos em cirurgia plástica, é definido a partir de 3 a 6 meses da cirurgia.

6- A cirurgia vai modificar muito meu rosto?

Não. Essa cirurgia tem a característica de manter intacta a identidade do paciente. Ela passa a apresentar uma face mais harmônica, mais bonita. As pessoas do seu convívio reconhecem isto, mas não sabem identificar exatamente o que mudou.

Todos os direitos reservados a Dra. Cintia Mundin. Desenvolvido por Agência Salt.