MARCAR CONSULTA







Botox

BOTOX FACIAL

BOTOX FACIAL

BOTOX FACIAL

As marcas de expressão aparecem na face, na forma de sulcos ou rugas, elas são provocadas pela ação dos músculos de expressão. O uso desses músculos varia de uma pessoa para outra. Algumas pessoas usam mais e outras pessoas menos.

O que acontece ao longo do tempo é que o músculo sendo contraído repetidas vezes fica hipertrofiado e com a tonicidade aumentada (tônus é o grau de contração que permanece mesmo no músculo em repouso). Tudo acontece como se o músculo da expressão houvesse sido submetido a um programa de musculação.

Essa hipertrofia forma sulcos e rugas que aparecem de forma muito marcada no momento da expressão e permanecem marcados mesmo quando não se está contraindo o músculo. Os sulcos e rugas permanecem justamente pelo efeito da hipertrofia e do tônus musculares.

Com o passar do tempo, e com a instalação do processo de envelhecimento, as rugas ficam mais acentuadas e marcadas. A ação da luz solar, provocando o fotoenvelhecimento, tira a elasticidade e todo esse processo se acentua dando um aspecto envelhecido à pele do rosto.

A Toxina Botulínica (Botox®), que é uma substância produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, tem uma potente ação paralisadora dos músculos e usada em pequenas doses não faz nenhum mal à saúde e pode melhorar os aspectos de envelhecimento facial.

A dose usada para fins estéticos é de 25 a 50 unidades e a que faz mal ao ser humano é de 3000 unidades. A pequena quantidade usada com fins estéticos obtém os efeitos sem perigos para a saúde.

O Botox® é usado para corrigir as rugas de expressão. As rugas da testa, o sulco entre as sobrancelhas e os famosos “pés de galinha” podem ser beneficiados com o método. Outras áreas também podem ser tratadas. Com a sua aplicação se obtém uma paralisia temporária (obviamente, de músculos desnecessários), com o desaparecimento das rugas mais leves e atenuação das mais profundas.

O lifting com Botox® é uma técnica que eleva o canto das sobrancelhas e abre os olhos, com um efeito muito interessante. A técnica consiste em injetar a substância nos músculos frontais favorecendo a elevação do canto externo da sobrancelha.

O Botox® realizado com eficiência, proporciona um ótimo resultado. Esses resultados são os responsáveis pelo seu grande sucesso e procura. O paciente e o seu círculo de relacionamento familiar e de amizade percebem a melhora, mas a melhora deve ser natural e é desejável que não se perceba com facilidade que o Botox® foi aplicado. As pessoas dizem que o paciente está bem, com aspecto descansado e com melhor aparência. O exagero do uso ® apresenta resultados pouco naturais, que não devem ser o objetivo do tratamento.

Indica-se o Botox® para os “pés de galinha”, para as rugas da testa e para atenuação das rugas da glabela (rugas entre as sobrancelhas). Deixamos rugas e sulcos de outras localizações para outras técnicas. Assim mantemos os resultados naturais.

A duração dos efeitos é de 3 a 6 meses, dependendo da reação individual de cada organismo e depois desaparece. O movimento muscular volta um pouco antes, mas as rugas só retornam após esse prazo. A aplicação do Botox® pode então ser repetida.

O retorno do movimento, não significa que o Botox® deva ser reaplicado imediatamente, porque o músculo causador das rugas ainda está fraco e só deve ser tratado quando recupera o tônus normal, o que ocorre em torno de 4 a 6 meses nas primeiras aplicações, e em torno de 6 a 8 meses, em pacientes que fazem o tratamento regularmente. É desaconselhável a reaplicação do Botox® antes de 4 meses, pois pode causar o efeito vacina.

O tratamento com Botox® também traz benefícios a longo prazo. O que acontece é que o músculo (em repouso forçado) fica um pouco mais fraco e mesmo quando a ação de contração volta, leva algum tempo para retornar o tônus muscular de antes do tratamento.

Com a falta de função temporária do músculo, o hábito condicionado que forma rugas de expressão diminui e com esse descondicionamento, a velocidade de aparecimento de novas rugas é menor. Então mesmo parando o uso, permanece um efeito benéfico por certo tempo. Mas com as aplicações repetidas, no tempo certo (intervalos de 4 a 6 meses) , existe uma tendência à haver um efeito cada vez mais prolongado do produto.

Algumas pessoas, no entanto podem apresentar um efeito vacina e o Botox ® não ser mais eficiente, mas isso ocorre em pequena porcentagem de casos. O que ocorre é que alguns pacientes, desenvolvem defesa imunológica, é como se estivessem sido vacinados e o Botox® não é mais eficiente. Isso ocorre raramente, em muito poucos pacientes e atualmente já está disponível nos EUA a Toxina Tipo B – Myobloc® , para ser usada em possíveis pacientes resistentes. A toxina B foi desenvolvida com um grupo diferente de clostridium, e portanto tem propriedades diferentes. Se um paciente tiver a falta de sorte de ser resistente ao Botox®, poderá ter uma grande possibilidade de responder ao Myobloc®. Como já foi dito, as aplicações de Botox ® com intervalos inferiores a 4 meses podem propiciar um “efeito vacina”.

Existe um prazo máximo de 15 dias para se efetuar os possíveis retoques após a aplicação do Botox®. Após o prazo, aumenta-se a chance de induzir o “efeito vacina”. Em alguns casos, o que não é muito raro, pode acontecer que um paciente que responda corretamente ao uso da toxina botulínica, em uma determinada aplicação, obtenha uma menor resposta em outra aplicação. Isso pode ocorrer pelo efeito vacina, como já dissemos, mas pode ser por alguma outra causa técnica, como uma inativação inadvertida da Toxina. O Botox® é muito lábil, se inativando facilmente. Assim se o Botox® não foi eficiente em uma aplicação, deve ser repetido e só então se for novamente ineficiente, atribuir o fato ao “efeito vacina”.

A toxina é liberada pelo FDA (controle de medicamentos) americano, e pelo Ministério da Saúde Brasileiro, como bloqueador muscular e usado por médicos treinados não apresenta complicações sérias. Pode ser utilizado associadamente a outros procedimentos. A sua aplicação por profissionais não habilitados, pode trazer complicações estéticas e funcionais.

Os lugares em que o Botox® apresenta melhores resultados é na parte superior da face. Pode ser aplicado para as rugas frontais (testa), glabelares (entre as sobrancelhas) e periorbitais (“pés de galinha”). Nesses locais o Botox® apresenta os melhores resultados e é considerado o melhor tratamento, para os casos de envelhecimento e de rugas de expressão. A aplicação com técnicas especiais do Botox® na região frontal eleva o canto da sobrancelha, realizando um verdadeiro lifting de sobrancelha, sem cirurgia. O platisma, músculo do pescoço, pode ter seu estado de contração atenuado com o BOTOX®, com resultados interessantes.

Na consulta inicial, a médica explica ao paciente as indicações e os resultados esperados no tratamento com BOTOX ®, de uma forma individualizada e detalhada. Depois são avaliadas as rugas do paciente, os locais e a quantidade do produto a ser aplicado, de maneira a propiciar um resultado eficiente bem natural. O paciente vem à clínica no dia e hora marcada para a aplicação. Não deve utilizar, no dia, nenhum medicamento, cosméticos ou maquiagem no rosto.

É realizada uma assepsia da pele, e uma marcação de pontos de aplicação com uma caneta específica. A marcação é baseada em estudo que a médica realiza dos movimentos musculares de cada paciente e serve de orientação para a aplicação.

Alguns pacientes possuem os músculos da face contraindo de maneira igual, neste caso, os pontos de aplicação são desenhados de maneira simétrica. Outros pacientes possuem os músculos assimétricos, neste caso o Botox® deve ser aplicado também assimétrico, procurando assim corrigir a diferença muscular. A marcação permite também programar o efeito lifting, que deve ser natural, sem alterar negativamente a expressão.

O Botox® é aplicado com microagulhas, muito finas, o que permite uma punção bem específica, e com mínima dor. Depois da aplicação que dura cerca de 10 minutos, o paciente pode voltar imediatamente às atividades normais. A recomendação para casa é não deitar por 6 horas, não praticar exercícios físicos após a aplicação, e não massagear a região no dia da aplicação. No dia seguinte, as atividades são totalmente normais. Não é necessário evitar o sol a partir do dia seguinte à aplicação, exceto no caso da presença de hematomas (pequenas manchas roxas que podem aparecer após a aplicação). Os resultados aparecem em até 1 semana após a aplicação, sendo seu efeito máximo obtido a partir do 15º dia. Pode-se associar em uma mesma sessão, a aplicação de Botox® e a realização de Preenchimento, caso o paciente deseje.

Existem dois tipos de toxina botulínica do tipo A: o BOTOX ® e o Dysport ®. O Myobloc® é do tipo B. A toxina tipo B tem efeitos semelhantes, mas sua grande utilização é nos poucos pacientes que apresentam resistência ao tipo A, ou seja recebem a aplicação mas os efeitos são pequenos ou nulos (efeito vacina) e de pequena duração. Nesses casos, a toxina botulínica do tipo B, Myobloc® pode ser utilizado. O Myobloc® já está liberado e vem sendo usado nos EUA, entretanto, não foi ainda regulamentado pelas autoridades de saúde brasileiras e assim não está disponível para uso.

Todos os direitos reservados a Dra. Cintia Mundin. Desenvolvido por Agência Salt.